“Para ter acesso ao cérebro do paciente durante um procedimento neurocirúrgico, o neurocirurgião necessita trepanar (furar) o crânio. A palavra trepanação deriva do grego “trupanon” que significa broca.
Instrumentos foram utilizados para tal finalidade por diferentes culturas através do tempo. Registros históricos revelam que já na idade da pedra eram feitas trepanações e também antigas civilizações na América do Sul valiam-se dessas técnicas.
Os astecas (1200-1400 a.C) fabricaram facas de bronze para trepanação. Aliás, o perfil e forma desta faca é o logotipo que hoje identifica a FLANC – Federação Latino Americana de Neurocirurgia.
Nas necrópoles arqueológicas dos Paracas que habitaram no período de 700 a.C – 200 a.C (hoje território do Peru) foram achados crânios com trepanações com placas de ouro recobrindo-as. Facas e bisturis de obsidiana foram utilizados para realizar os procedimentos.
Os objetivos das trepanações tinham caráter religioso ou terapêutico. O pai da medicina, o grego Hipócrates (460-570 a.C), detalhou nos seus escritos no Corpus Hippocraticum como realizá-las.
Até não muito tempo atrás, as trepanações eram demoradas, feitas manualmente com um arco de pua e uma fresa esférica. Hoje as trepanações são feitas de maneira rápida e segura com trépanos elétricos ou pneumáticos utilizando brocas auto bloqueantes que param automaticamente quando não existe mais resistência do osso perfurado.
Um dos produtos que a Micromar produz é a broca auto bloqueante EasyDrill. Neste mês alcançamos a impressionante cifra de 60.000 brocas EasyDrill produzidas.
Colocar este produto no mercado foi um grande desafio. Muitas horas foram gastas no projeto e desenvolvimento do produto, pois o mesmo deveria atender as expectativas dos clientes e cumprir as exigências dos sistemas regulatórios da ANVISA, CE e FDA . Inúmeros testes em laboratório e com espécimes foram executados. Logramos fabricar um produto de excelência com um projeto inédito e de classe internacional.
No nosso país ainda existe a cultura da cópia e o ditado popular de que “nada se cria tudo se copia” parece ser o que norteia o proceder de alguns empresários sem escrúpulos e noção do que seja agir eticamente. Péssimas cópias de brocas auto bloqueantes das marcas mais conhecidas produzidas no exterior são fabricadas e vendidas no nosso mercado. Essas cópias apresentam um desempenho muito ruim, ficando muito aquém do resultado esperado e podendo colocar em risco a vida do paciente.
Um dos grandes desafios de qualquer empresa da área de fabricação de produtos médicos é a distribuição dos seus produtos a nível internacional.
Ficamos orgulhosos e até envaidecidos quando fomos contatados pela Medtronic (maior empresa de produtos médicos do mundo) e depois de meses de diálogo, inúmeras visitas de ambas partes e diversas auditorias recebidas, fechamos um acordo de distribuição.
Eles se tornaram os responsáveis por distribuir globalmente a broca EasyDrill fabricada pela Micromar no Brasil. Hoje nos maiores e mais importantes hospitais dos Estados Unidos, Europa e Ásia são utilizadas diariamente as brocas EasyDrill.
Sim, podemos dizer que a broca Micromar EasyDrill é um case de sucesso!”
Por Antonio Martos – CEO da Micromar.